quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O que é um Discípulo?



Antes de fazer discípulos precisamos ser discípulos.
Vamos consultar o dicionário e ler o significado da palavra discípulo.
No sentido real da palavra, seria um aluno ou seguidor. No Novo Testamento, às vezes a palavra se refere aos 12 homens que Jesus chamou para estarem com Ele.
Outras vezes, se refere à multidão que O seguia e ouvia Suas palavras. Nem sempre os discípulos aceitavam as exigências e compromissos implícitos em seguir a Jesus (João 6.66).
Na igreja hoje, muitas vezes quando pensamos em um relacionamento de discipulado, lembramos do exemplo de Paulo com Timóteo. Leia as palavras com as quais Paulo exortou Timóteo em 2 Tm 2.2.
Jesus chamou seus discípulos para serem “pescadores de homens”(Mt 4.19).
Não seria então nosso propósito considerar discípulo, aquele que através de nosso ensino, exemplo e desafio, chega ao ponto de evangelizar e discipular outros?
Jesus, quando realizava seu ministério, falou muito sobre o compromisso de um discípulo.
Ele estipulou 4 condições para sermos considerados discípulos Dele. Às vezes até adiciona que, quem não cumprir essas exigências, “Não pode ser meu discípulo”.
Vamos estudar cuidadosamente estas 4 condições:
1. Um discípulo verdadeiro coloca e ama a Jesus em primeiro lugar: Lucas 9.23; 14.26-27 e 33.
Você ama a Cristo mais do que a si mesmo? Mais do que à sua família? Mais do que a seu conforto? Mais do que às suas posses?
2. Um discípulo verdadeiro ama a Palavra de Deus (João 8.31-32).
Você está permanecendo na Palavra? Você estuda diariamente, ou só aos domingos? Existe alguma área de sua vida em que você ainda não esteja livre? Já buscou resposta na Palavra de Deus?
3. Um discípulo verdadeiro ama aos outros irmãos (João 13.34-35).
Como o mundo pode saber que pertencemos a Jesus? Ao testemunharmos, o que é mais importante: aquilo que falamos ou o que fazemos?
4. Um discípulo verdadeiro ama as almas perdidas (João 15.8

O que é fruto na vida do crente? (Jo 15.16; Gl 5.22-23) Dê frutos ganhe almas . Gere em seu ventre outros discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário